Thumbnail : Segredos para conseguir mais cliques e views em seus vídeos!

Siga o Oportunidade Digital : Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Thumbnail, Miniatura, Capinha para Vídeo.

Talvez conheça este nosso assunto por uma destas palavras, mas além disto, você sabe qual a real importância desta imagem?

A thumbnail é muitas vezes deixada de lado, ou até pior, quando alguns criadores fazem o upload do seu vídeo, deixam o Youtube definir a imagem a partir de um FRAME do seu vídeo.

Nunca faça isto, sabe por que?

“A primeira impressão é a que fica!”

E pensando nesta frase, te pergunto qual a primeira impressão no Youtube?  Com certeza será a sua thumbnail.

Vamos fazer um pequeno exercício para entender melhor como uma imagem pode ser significativa.

Abaixo eu acrescentei 4 imagens aleatórias, sem pensar em conteúdo ou qualquer outra coisa. Qual a imagem você escolheria?

A

   

B

C

D

Pelo simples fato das duas outras imagens não demonstrar mais nenhuma informação direta sobre o conteúdo do vídeo. Já as imagens B e D tem uma capa de livro e a opção D mostra o rosto do ator em “CLOSE” e isto chama muito mais a atenção.

Vamos olhar agora as imagens por novamente mas agora com uma pequena modificação

 

A

Thumb 4

B

Thumbnail para vídeo - opção B

C

Thumbnail para vídeo - opção C

D

Thumbnail para vídeo - opção D

Percebe que agora a opção B não é mais tão atrativa quanto a opção D? Percebe que a informação do Livro não está mais tão clara?  Você não consegue mais identificar oque está escrito e por isto a opção D parece ser a mais aceita agora?

Lembre-se que quando preparamos uma thumbnail para nossos vídeos a mensagem na imagem é muito importante para o tão esperado CLIQUE e para isto devemos lembrar que nosso vídeo será visualizado em vários dispositivos como PC, Celular,Tablet e até TV.

A escolha da sua imagem é um fator muito importante para o seu vídeo, ela á a “porta de entrada” para que seus espectadores resolvam clicar e assistir seu vídeo, mas…

Thumbnail e Títulos andam lado a lado. 

Vamos fazer agora um novo exercício! Analise a imagem abaixo e pense na mensagem que ela transmite a você?

Imagem 1

Thumbnail Amarelo

“AMARELO”  a primeira coisa que vem a mente certo? e neste caso não importa muito se esta imagem está no seu tamanho normal ou uma miniatura correto?

Mas vamos analisar um ponto Importante, Imagina que abaixo da sua imagem eu acrescente agora alguns títulos. veja os exemplo abaixo:

Imagem 2

Thumbnail Amarelo - B

 

O Peso de uma sombra!

Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,
Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,
Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,Descrição

Analise a imagem e o Título!  Você percebe que a imagem e o título te deixam em dúvida? Que não há uma relação entre os dois?  E assim você não se sente inclinado a clicar na Imagem e assistir o vídeo concorda?

Vamos Analisar então uma segunda opção:

Imagem 3

Thumbnail Amarelo - C

Explosão na Fábrica de Mostarda!

Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,
Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,
Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,Descrição

 

 

Agora sim,  parece que a imagem e o título se completam passando mais informações sobre o vídeo,  e parece se tratar de um vídeo de comédia sobre a possível explosão em uma fábrica de mostarda.

E fazendo uma nova análise, verificando novamente e a imagem e o título a idéia de que o vídeo é uma comédia parece ser o mais provável, mas imagine a seguinte situação? Você abre o vídeo e de repente aparece um vídeo documentário, com imagens de pessoas machucadas e passando mal, ou seja, ao invés de um vídeo de comédia é um vídeo bem sério com cenas chocantes.

Você vai se sentir meio chateado por esperar assistir uma coisa e encontrar outra totalmente diferente.

Imagine agora quando o produtor do vídeo acrescentar um novo vídeo? Você vai pensar duas vezes antes de abrir seu vídeo não acha?

Perceba que o Título agora se tornou também de muita importância quando se trata de vídeos e como as pessoas veêm e imaginam o seu conteúdo.

Mas imagine agora este novo exemplo, veja a mesma imagem com um título diferente.

Imagem 4

Thumbnail Amarelo - B

A cor que você está vendo não é AMARELO!

Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,
Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,
Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,Descrição

 

Perceba como a situação se inverteu totalmente? “Como assim, a cor não é amarelo?” O título não me diz que o vídeo parece ser algo de comédia, mas sim algo que me faça pensar, ou seja, me parece que o conteúdo parece ser algo sério sim e também interessante e sinceramente me deixou intrigado também. Provavelmente eu vou assistir o vídeo.

Quanto assisto o vídeo, percebo que é um documentário muito bem feito sobre a mistura das cores primárias. Você pode não se interessar pelo assunto, mas não vai ficar tão frustrado pensando ser um vídeo de comédia ou tragédia.

A imagem e o título do seu vídeo, influencia em muito a reação das pessoas ao clicar e também em se manter assitindo o vídeo até o final e isto é importante pois o youtube utiliza o tempo de audiência do vídeo como um fator se suma importância para “rankear” melhor o seu vídeo.

Então entendemos melhor agora a importância do conjunto da thumbnail e título do seu vídeo.

Uma dica importante é acrescentar no título do vídeo a sua palavra-chave de busca, assim como nomear a sua thumbnail também com esta palavra, assim o youtube vai conseguir identificar melhor o seu vídeo.

Descrição do vídeo para youtube

A descrição dos seus vídeos merece uma atenção especial também, especialmente quanto a sua palavra-chave e também com a quantidade de links que são acrescentados nesta descrição.

Ao fazer o upload do seu vídeo para o youtube, você pode acrescentar um descritivo com bastante detalhe, mas as primeiras 3 (três) linhas são as mais importantes para o ranqueamento e também para identificar seu vídeo quando este é compartilhado em redes sociais como o Facebook, twitter e Google+.

Use uma regra simples, veja a imagem abaixo:

thumbnail imagens e descritivo

Para as primeiras 3 linhas acrescente um breve descritivo do vídeo, chamando a atenção do seu leitor chamando sua atenção para o clique.

Abaixo destas linhas você pode acrescentar os links necessários para acrescentar mais informações ao conteúdo do seu vídeo. como por exemplo um vídeo explicativo a algum assunto do vídeo principal.

Após estes links você pode acrescentar os links padrão com chamadas para ação específica.

Até aqui, entendemos bem a importância das thumbail, títulos e descrições, que também vão te ajudar com seu SEO para Youtube, então agora vamos a parte prática do nosso artigo:

Quais as ferramentas indicadas para criar minha thumbail?

A resposta para esta pergunta é simples: Um bom editor de imagem.

Existe uma grande quantidade de aplicativos de imagens que podem ser utilizados, tudo vai depender na verdade da sua inspiração para criar uma thumbnail incrível.

Lista de aplicativos de imagens mais conhecidos para DESKTOP

PaintBrush (Windows):

Este aplicativo é um dos mais conhecidos do mercado por se tratar do editor de imagem padrão do Sistema Operacional Windows e por isto um dos mais utilizados.

Embora com poucos recursos, comparados ao PHOTOSHOP (abaixo) se bem utilizado (e em um momento que não possui um aplicativo melhor vai te ajudar a criar sua thumbnail personalizada.

Photoshop (ADOBE):

Com certeza um dos melhores editores de imagens do mundo, e também o mais utilizados, o photoshop tem recursos incríveis para a criação de qualquer imagem,  incluindo nossas thumbnails.

Acredito que alguns problemas esta relacionado com a curva de aprendizado para sua utilização e o fato de não ser gratuito.

InfraView:

Um ótimo aplicativo, diferente doPaintBrush, pois possue uma grande quantidade de recursos (intermediários ao Photoshop) que vão ajudar a criar de forma muito mais profissional sua thumbnai.

Lista de aplicativos de imagens mais conhecidos para MOBILE

PixelLab

Este aplicativo é realmente muito bacana para quem precisa criar uma thumbnail personalizada e não esta perto do PC.

Encontrei um vídeo incrível que fala sobre este assunto (em Inglês) mas que com certeza mostra o potencial para criação das suas thumbnail’s com este aplicativo para MOBILE.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube

Lista de aplicativos de imagens mais conhecidos para ONLINE

Canva:

Uma ótima opção para criação, não somente para thumbnail mas para várias peças relacionadas a redes sociais e marketing digital.

Tem também a vantagem de possuir modelos (templates) para te inspirar a começar um projeto,  além de estar totalmente em português.

Acesso ao CANVA: https://www.canva.com/pt_br/

Pixelr/Editor:

Comparado com o Photoshop Online, é uma ótima opção para criar peças para thumbnail de forma simples, utilizando recursos idênticos ao PHOTOSHOP.

A ideia básica é, se você tem um acesso ao computador, que não tenha o Photoshop instalado, acesso o PIXELR  e faça seu projeto sem erros.

Quais são as melhores cores para criar sua Thumbnail?

Para poder explicar este tópico, procurei vários artigos sobre o assunto e defini que:

Cada profissional tem uma opção específica sobre o assunto, por que tudo depende da forma como você quer chamar um certo NICHO de Mercado e para cada um existe uma linha de pensamento a ser serguido.

Mas encontrei umacitação que achei incrível e normalmente sigo como regra específica.  CONTRASTE.

Como funciona o contraste quando falamos de thumbnail’s.

Vamos entender um exemplo simples. Quando lembramos da plataforma do  youtube, que cor nos vem a mente?

Simples:

Vermelho Branco Branco

Desta forma as melhores opções de contraste são:

Verde Azul Roxo Cinza Laranja

Usando esta paleta de cores simples, a idéia é utilizar cores que realmente façam um contraste. Contraste este que realmente chame a atenção da audiência para o objetivo: O CLIIQUE.

Como Escolher uma foto para sua Thumbnail?

A dica que eu posso passar sobre este assunto é na verdade a utilização de fotos pessoais. Eu gosto bastante de utilizar minha própria imagem em determinados nichos.

Tudo isto pelo simples motivo de criar uma relação com minha audiência. O chamado “olho no olho” é realmente uma ferramenta incrível.

Veja no canal do Oportunidade Digital de forma mais visual este dica que acabei de passar acima:

Thumbnail - Imagem do Canal

#Dica Bônus – Como criar sua thumbnail

Percebeu como Thumbail é realmente uma arte?

E mais ainda, que somente um artigo não poderia descrever todos os segredos sobre a criação de thumbnail’s e por isto uma das ultimas dicas é a prática e os testes.

Faça os testes em sua thumbnail, experimente e faça a medição em cada uma delas para poder chegar em uma fórmula infalível, mas somente sua.

Além disto você pode ver muito mais dicas da criação de thumbnail com esta dicas do meu amigo Camilo Coutinho neste vídeo

Espero que eu tenha ajudado com este artigo e que você possa preparar melhor thumbnail para vídeo no youtube, além dos títulos e descritivos corretos para sua audiência.

Agradeço sua atenção e aguardo seu comentário

Artigo
Em
Título
Thumbnail
Classificado como
41star1star1star1stargray

Quer aprender Como TRANSFORMAR seu canal no Youtube em uma máquina de venda diárias?

4 Comentários

    • oi Silvane,
      Obrigado pelo contato e desculpe a demora para responder.
      Criar vídeos é mesmo uma coisa muito bacana e com certeza traz um retorno bem melhor.

      Se quiser conversar mais, estou a disposição.

      Abraços

  1. Reynaldo Martins

    Olá Parmezani, muito bem explicada as dicas dos thumbnails, títulos e descrição. Já havia visto isto em algum outro blog, mas não tão detalhado como você fez. Parabéns

  2. Bem bacana, caro Parmezani. Muito recentemente é que comecei a ver a importância da “Miniatura” para o engajamento no vídeo. Bem esclarecedoras 9e raras) as suas dicas! Valeu!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.