Retenção de Público: Confira 5 dicas para seus vídeos se tornarem um sucesso

Siga o Oportunidade Digital : Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

A retenção de público é a melhor forma de engajar e fazer com que o seu conteúdo realmente alcance sucesso, por isso prestar atenção no número de visualizações é tão importante, ele é um poderoso indicador de bons resultados.

Atualmente na internet o que as pessoas mais desejam é prender a atenção dos usuários, é preciso utilizar algumas técnicas específicas para conseguir fazer com que as pessoas passem mais tempo no seu site vendo o seu conteúdo.

Trabalhar com vídeos hoje é algo comum, esse mercado é um terreno bastante fértil no meio digital, ele representa boas oportunidades e principalmente lucratividade.

As pessoas que trabalham com vídeos devem sempre ter em mente que o conteúdo é fundamental para que o seu negócio seja próspero.

É muito importante ter cuidado com o que se está oferecendo às pessoas, por isso elaborar conteúdo exige dedicação, esforço e estudo.

Quem deseja investir em conteúdo em vídeo ou já está trabalhando esse nicho deve primeiramente entender o que é a retenção de público, como funciona e quais as suas vantagens.

Retenção de Público: é o processo que o usuário faz ao acessar um site ou blog e clicar em um conteúdo formato vídeo.

Quando a pessoa clica para assistir ao vídeo o número de visualizações aumenta, mesmo se ela fechar após alguns segundos. Isso é considerado como taxa de retenção.

A taxa de retenção de público é a responsável pela apuração de quanto tempo as pessoas de fato, assistiram ao vídeo.

A análise desse dado é importantíssima para o seu empreendimento., através da análise da taxa de retenção você poderá saber, por exemplo, quantas pessoas assistiram ao vídeo até o final, saber em qual ponto do vídeo as pessoas estão saindo, ou seja, qual parte está perdendo mais audiência, qual a média de tempo que as pessoas ficaram assistindo o vídeo, entre outras informações importantes.

Outro ponto importante da retenção de público é que isso conta muito no ranqueamento dos seus vídeos, e SEO do que o número de visualizações.

Isso, porque, ferramentas de busca como o Google, querem saber se o que você está produzindo (conteúdos em forma de vídeo) são realmente relevantes para quem está procurando.

Um vídeo com poucas visualizações, mas com uma boa taxa de retenção acaba tendo mais chance de aparecer melhor posicionado nos resultados de busca de um determinado assunto.

Ou seja, quanto maior for a retenção, maior será a relevância do seu conteúdo.

É importante destacar também que, a taxa de retenção de um vídeo possui variações, ela não é gradativa, pelo contrário, possui altos e baixos.

Isso acontece porque é normal que as pessoas não assistam um vídeo até o final, mas quando a sua taxa de retenção for muito baixa, é hora de repensar e mudar algumas estratégias.

Como melhorar a retenção de público com seus conteúdo e conseguir que seus vídeos sejam um sucesso.

Um bom conteúdo é aquele que é elaborado com cuidado e atenção. Conteúdos “pobres” de informações, por exemplo, possuem baixa taxa de retenção.

Então é preciso atenção, e pensar em todas as partes do vídeo.

Na introdução do vídeo o ideal é que você use algo para chamar atenção das pessoas, que desperte o desejo ou a curiosidade em ver o seu vídeo.

É logo no início do vídeo que a pessoa decide se continua a assistir ou não.

Então veja sua taxa de retenção e análise, por exemplo, quando os usuários estão fechando o vídeo com poucos segundos, significa que ele não está despertando o interesse das pessoas o suficiente para mantê-los ali, assistindo.

Daí a importância de se conseguir conquistar a audiência logo no início do vídeo.

Sendo assim, pesquise, prepare-se e elabora uma boa introdução para o seu vídeo, de forma gere engajamento e leve as pessoas assistirem, isso é uma boa técnica para retenção de público.

No final da introdução do seu vídeo, procure promover a curiosidade das pessoas, deixe o “gostinho de quero mais”.

Com isso, elas continuarão assistindo e provavelmente voltarão ao seu site, blog, canal, etc.

O corpo do texto é onde se inicia a apresentação do conteúdo, portanto, se a pessoa chegou até aqui é porque a introdução foi boa, interessante o suficiente para continuar a ver o restante.

Já na parte de fechamento do vídeo, é preciso ter atenção, pois se a pessoa acessou o conteúdo e encontrou o que procurava, talvez ela não volte, então o ideal é criar bons ganchos que levem a outros conteúdos seus.

Aproveite o momento para despertar a curiosidade das pessoas por continuar a ver sobre o mesmo conteúdo ou sobre outros.

Sempre mostre ao público que existe relação entre vocês, incentive as pessoas a deixar comentários, curtir a página, ver outros vídeos, dar sugestões ou tirar dúvidas, etc.

Confira agora 5 dicas de retenção de público para seus vídeos se tornarem um sucesso:

Dica #1 – Crie conteúdos interessantes

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom destacar a importância de um bom conteúdo, em como ele pode despertar o interesse das pessoas e conseguir prender a atenção delas por mais tempo.

Ao criar o conteúdo, comece com aquilo que você tem mais facilidade, fale sobre coisas que você domina, curiosidades ou ensine algo.

Dica #2 – Qualidade sempre nos seus vídeos

Qualidade é uma regra muito importante e não deve ser descumprida nunca.

Vídeos com conteúdo bom e bem feitos com certeza atraem mais visualizações.

A qualidade do vídeo que você apresenta deve ser sempre excelente, se esforce para isso.

Invista em equipamentos, uma boa câmera, um microfone e iluminação são fundamentais.

Evite vídeos com áudio ruim, muitos ruídos, cenário desinteressante, tenha cuidado com a iluminação, nada de locais escuros.

Tudo isso pode fazer as pessoas desistirem de assistir os seus vídeos.

Dica #3 – Tenha foco e objetividade no seu conteúdo.

Foco e objetividade caem bem no desenvolvimento de qualquer tipo de conteúdo, além disso, são fatores que podem garantir que as pessoas assistam até o final do seu vídeo.

Quando o assunto fica extenso demais ou repetitivo a tendência é que a pessoa se desinteresse, por isso trabalhe bem a objetividade.

Cuidado com vídeos extensos demais, isso também afugenta as pessoas, para evitar esses problemas, procure fazer um planejamento do conteúdo do vídeo antes de gravá-lo.

Dica #4 – Originalidade é a chave do negócio.

Seja sempre original, mesmo que tenha visto ideias ótimas de outras pessoas na internet, procure não copiar, faça a sua versão, dê o seu toque pessoal, a sua releitura.

Como a taxa de retenção é mais relevante do que o número de visualizações, evite criar títulos falsos ou thumbnail´s mentirosos.

Seja sempre verdadeiro com as pessoas, se elas perceberem que o conteúdo não tem nada a ver com a chamada dele, elas vão desistir de assistir e podem não voltar.

Não prometa o que não pode cumprir, seja verdadeiro e tenha originalidade, no título, na descrição, na gravação, etc.

Dica #5 – Edição dos seus vídeos com atenção e foco.

Atenção para a edição, ela é fundamental para o sucesso dos seus vídeos. Invista em programas de edição e também técnicas, se for o caso, pague um profissional para fazer esse trabalho.

Não hesite, capriche na finalização do vídeo.

A edição é o que “amarra” toda a sua ideia, ela que dá forma ao vídeo.

É a responsável pelo seu sucesso e retenção de público.

Dica BONUS – Retenção de publico com videos animados.

Os videos animados tem se tornado uma das melhores opcoes para fazer a retencao de publico, seja no facebook ou youtube.

Para isto voce pode usar o POWTOON. Uma ferramenta online e gratuita que vai te ajudar este tipo de video de forma simples, e para algumas pessoas com uma vantagem incrivel. Nao precisa criar videos em frente a camera.

>> Quero saber mais sobre como criar videos com POWTOON.

Depois de entender um pouco mais como funciona a taxa de retenção e aplicar nos seus vídeos, comece a estudar mais sobre os resultados que ela te fornece, assim você saberá o que precisa ser mudado ou melhorado.

A medida que você entende como ela funciona ficará mais fácil utilizá-la no dia a dia.

Artigo
Em
Título
Retenção de Público no Youtube
Classificado como
51star1star1star1star1star

Quer aprender Como TRANSFORMAR seu canal no Youtube em uma máquina de venda diárias?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.