6 Plugins essenciais para otimizar seu site em WordPress

Quando se pensa em otimizar seu site em wordpress você tem que pensar não somente nas táticas para conseguir esta características em seu projeto, mas qual a importância de se ter um site otimizado.

Grandes empresas de e-commerce por exemplo tem um rígido padrão de otimização, especialmente pela grande quantidade de visitas e constantes modificações que este tipo de projeto exige todos o tempo.

E estar bem otimizado, significa que seu visitante vai ter uma melhor experiência para navegação e assim, quando ele passa mais tempo navegando, os motores de busca, entendem que o seu site é interessante e que deve estar em uma melhor posição no ranking de buscas, e você sabe como fazer isto?

Não é uma tarefa simples, eu adimito e tão pouco fácil de se explicar.

Conseguir uma boa otimização, esta ligada a vários fatores que mudam em cada projeto, como por exemplo imagens, arquivos de estilo, arquivo de script (como por exemplo um slider de imagem ou um menu animado).

Tudo isto tem seu ponto (positivo ou negativo) quando pensamos em otimizar seu site e por isto eu vou explicar os pontos importantes que devem ser observados.

Onde Estamos e para onde vamos? Ferramenta para analisar o seu site.

Antes de começar a planejar a sua otimização é importante saber oque precisamos fazer! Se não sabemos para onde vamos, não dá nem para começar concorda?

Existem algumas ferramentas para análise de performance do site, e eu indico a utilização de todas para ter uma avaliação melhor.

OK, OK eu não confio 100% em todas as ferramentas e por este motivo eu prefiro analisar várias ao mesmo tempo.

A primeira delas é o PageSpeed Insights do Google, embora alguns profissionais não concordem comigo, eu dou o crédito a esta ferramenta pois como sendo uma ferramenta do Google eu acredito que deva ser usada como fator de ranqueamento de sites e assim eu a uso como primeira opção.

Sua utilização é muito simples, basta acessar este link e fazer uma pesquisa com a url do seu site.

O PageSpeed faz uma avaliação e dá uma nota de 0 a 100 para a performance em Mobile e Desktop.

Uma vantagem desta ferramenta, é que ela faz a indicação com links para artigos sobre os problemas e suas soluções, assim ele mostra onde esta ruim e como resolver.

Gosto muito disto!

A segunda opinião sempre conta!

PingDom Tools é a segunda ferramenta que eu utilizo para analisar meus projetos, também de fácil utilização, bastando apenas inserir a url do projeto e também receber uma nota de 0 a 100 para sua otimização.

Uma das vantagens desta ferramenta é a análise de arquivos e o tempo de renderização de cada um deles, assim eu posso ver qual arquivo tem um grande tempo de carregamento e se possível trabalhar a otimização deste arquivo de forma bem pontual.

Atacar o problema na RAIZ!

E como disse acima, utilize as duas ferramentas em conjunto, não confio somente em uma ou outra. Quando as duas estiverem com boas notas ai você pode ter certeza que seu site esta bem otimizado.

Otimizando as imagens do site!

As imagens do seu projeto tem uma força muito grande quando falamos em otimização, imagine que quando digitamos no navegador o link da nossa página, você esta pedindo a um servidor de dados te mostrar arquivos que contem basicamente texto e IMAGENS que ficam posicionados em local específico dentro da página.

Qual deles você acha que é mais trabalhoso para se renderizar?

Se disse as images você acertou em cheio!

O que você tem que fazer neste ponto é, se possível usar a menor quantidade de imagens possível de acordo com o seu site. Por exemplo se esta fazendo a publicação de um POST em um Blog, evite ao máximo a inserção de várias imagens, use o número mínimo necessário. Lembrando que cada POST, ainda possui uma imagem destacada.

O ideal é usar sempre imagens com a extensão JPeG, que são as mais indicadas para WEB e também redimensionar as imagens para o maior padrão que o seu projeto necessita.

Para um site em wordpress, você pode conferir esta informação no menu: Painel >> Configuração >> Mídia >> Tamanho das Imagens

Assim você deve otimizar as imagens de acordo com as medidas ali dispostas.

Caso você não tenha um software de Edição de Imagens, você pode usar o photoshop online PIXL, basta usar este link

Mas, se você ja tem o seu projeto já publicados, você pode usar este plugin para otimizar as imagens. A função principal é atualizar as imagens que ja estão no seu site.

O plugin analisa as imagens do site e faz a otimização interna, e faz tudo em LOTE, basta programar e deixar o plugin se virar sozinho. 🙂

Aproveite e instale o plugn agora!

Você já ouviu falar de CSS e Javascript? Precisa saber o que é realmente

O arquivo de CSS é responsável pelo estilo da página, ele determina as cores, fontes, espaços e tudo referente a este assunto, então é realmente necessário que ele seja carregado no início da página, ou seja eu primeiro preciso saber onde colocar tudo para depois realmente começar a carregar os elementos.

Agora falando em otimização, quando um webdesigner prepara um tema, ele precisa usar muito este arquivo e normalmente ele cria este arquivo pensando na sua manutenção e como ele pode encontrar uma informação de forma fácil, mas o profissional com experiência otimiza este arquivo quando finaliza o trabalho.

Eu sei que pode estar um pouco confuso, mas vou tentar mostrar um exemplo muito simples.

Este é um código CSS sem otimização.

body {
          font-family:”Verdana”;
}

Este é um código CSS com otimização.
body {font-family:”Verdana”;}

Parece mais simples agora? Então imagine uma grande quantidade de códigos como este, imagina que cada espaço conta sim pontos na hora de carregar! O arquivo otimizado, vai com certeza fazer a diferença na hora de otimizar seu site.

Pontos importantes para manter a Otimização

Agora vem o vilão dos arquivos uando pensamos em otimização, os arquivos Javascript são responsáveis por dar vida ao seu site, ele pode dar movimento a imagens, movimento ao texto, animação em MENUS e muito mais. Eles podem sim ser vilões, mas são extremamente necessários e poucos sites funcionam de forma correta sem estes arquivos ou esta tecnologia.

Mas pensando no carregamento da página e comparando ao arquivos de CSS, este não são necessários no topo da página, ou seja, não é necessário carregar estes arquivos logo de cara. E é este ponto que a maioria dos programadores erram!

Tenho feito muita consultoria de otimização e “esbarro” sempre neste problema, você pode usar o tema A, o tema B, e boa parte do tempo eu encontro este problema de posicionamento do arquivo.

Este posicionamento, gera um problema que no pagespeed aparece como “bloqueio de renderização”, e para arrumar isto, as vezes somente com um profissional.

Se você quer saber qual o tema que eu mais indico, e tem um ótimo resultado com otimização para seu projeto online especialmente para marketing Digital, veja mais informações neste link.

Banco de Dados, Quase ninguém lembra dele!

Um Blog WordPress, ou alguns tipos de sites trabalham sim com o Banco de Dados, eles são responsáveis, por armazenar informações, textos e até imagens que vão aparecer nos projetos e ele precisa também de uma otimização.

Quanto mais você atualiza um blog, acrescenta um plugin você acrescenta informações no banco de dados que não necessariamente são necessários, como por exemplo as revisões de cada post feito. você precisa normalmente da última alteração e pronto.

Para isto você pode utilizar o plugin Wp-Optimize, é um plugin simples de se instalar e utilizar, basta apenas abrir o MENU criado e clicar no botão Optimize e ele faz a varredura no banco e realiza os ajustes necessários.

Mas oque é este tal de CACHE?

Você precisa de mais e mais visitas todos os dias não? Então imagina que seu visitante tem la no computador dele uma cópia mínima dos arquivos do seu BLOG e quando ele entra novamente estes arquivos não precisam mais ser carregados, que simplesmente eles já estão a disposição, de forma muito rudimentar isto é o CACHE de Navegador.

Ele é responsável por manter a sua navegação muito mais rápida, se você não tem este CACHE habilitado no seu PC, vai achar que sua internet esta lenta demais e pode ser não este o problema.

E para isto funcionar de forma correta o seu site deve informar ao computador do seu visitante que ele deve fazer uma cópia do site, isto se chama CACHE DE NAVEGADOR HABILITADO. E como informar isto!

Voc~e precisa apenas inatalar um plugin de CACHE para sistes em WordPress.

Eu indico a utilização de Plugins como o ZenCache ou o Wp Faster Cache, o mais conhecido é o W3 Total Cache, e sinceramente não indico a utilização dele, em alguns temas worpdress ele não funciona como deveria e vários problemas de otimização são piorados com ele, então se puder evite sua instalação!

Tem mais algum procedimento que que deva fazer pra otimizar meu site?

Existe sim uma grande quantidade de ações que você pode e deve fazer para aumentar a otimização do seu site, lembrando que para cada alteração que comentei aqui, você deve fazer a limpeza do cache e depois analisar com as ferramentas Pagespeed e PingDom Tools.

Eu não conseguiria colocar todas as ações necessárias em apenas um post, seria necessário um curso especializado neste assunto para que você possa ter este resultado incrível de otimização e para isto você pode ver mais detalhes neste link.

Espero realmente que tenha te ajudado com estes dicas e espero o seu comentário aqui o mais breve. Conte usa experiência e dúvidas e vou te ajudar como puder ok!

Abraços e sucesso sempre

Como usar seu CELULAR para Criar Vídeos de Qualidade para ARRASAR nas sua redes sociais

3 Comentários

  1. Olá Fernando Eu sou aluno do Clube do marketing Digital ,
    Assisti a Tua Parte a Palestra ontem Muito boa!
    Entrei hoje no Youtube para iniciantes fantástico.. Não terminei ainda…
    Eu Queri fazer uma pergunta ,:Eu sempre colocava os vídeos no Site Como Post
    Do INCORPORAR copiava e colava e APARECIA como um video!Certo?
    Agora copio e colo e Fica em HTML??
    Me diz como passar do HTML para vídeo
    Desde Já agradeço Abraço

    • Oi Herbert, obrigado pelo retorno..

      Tenta fazer a incorporação novamente e veja se não este olhando o MODO de TEXTO do POST, fica na direita acima do POST. São Duas Abas.

  2. Outro espetacular recurso para aumentar a velocidade do WordPress é utilizar o Cloudflare. Além de aumentar a velocidade, também aumentamos a segurança e poupamos largura de banda em nossa hospedagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *