Faça Otimização de Sites e Turbine seu Projeto com 2 Passos Simples

Há algum tempo eu trabalho com desenvolvimento de websites para várias empresas e uma grande preocupação é com a otimização de webistes.

Estas empresas entendem que fazer a otimização do seu website é uma necessidade para quem faz a divulgação de seus produtos e serviços pela internet. Além disto os motores de busca do Google avaliam a velocidade de carregamento do seu website como ponto importante para determinar em qual posição seu projeto vai ser apresentado na pesquisa que os usuários realizam

Bom, até este ponto você deve ter concordado com oque disse até agora, mas uma questão ficou em branco. “Como realizar a otimização do meu Blog então?”. Não se preocupe eu vou te ajudar com algumas dicas bem simples e que vão te dar um resultado muito bom.

Ferramentas para medir a velocidade do seu projeto.

Para resolver qualquer problema, precisamos em primeiro lugar entender o grau de dificuldade e para isto precisamos fazer uma medição do carregamento de nosso BLOG.

Nós vamos utilizar então duas ferramentas :

PageSpeed Insights:

Ferramenta Online do grupo de aplicativos do Google que tem o objetivo simples de medir a velocidade do nosso BLOG ou qualquer tipo de projeto online e traz algumas dicas exclusivas do nosso projeto para uma melhora no desempenho no carregamento.

O PageSpeed faz uma medição de carregamento da página para dispositivos móveis e também para PC e mostra uma numeração de 0 a 100  com cores (vermelho, amarelo e verde) como resultado. Funciona como a nota de carregamento.

Além disto a ferramenta apresenta uma lista de possíveis correções por categorias como imagens, Arquivos de Estilo CSS e Javascript.

Link para PageSpeed Insights : http://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/?hl=pt-BR

Tools Pingdom :

Esta ferramenta embora muito parecida com o PageSpeed, mostra o tempo de carregamento do projeto em segundos. além disto mostra uma grafico muito explicativo sobre cada arquivo dentro do seu BLOG que leva mais tempo para seu carregamento.

Link para Tools PingDom : http://tools.pingdom.com/fpt/

Descobri os principais problemas de Carregamento, como agir agora?

Você deve estar se perguntando como eu possa saber a resposta para você fazer a correção no seu BLOG sem ao menos fazer qualquer tipo de consulta do seu projeto, e a resposta é simples.

A maior parte dos problemas de otimização de sites tem tudo a ver com Imagens, arquivo de Estilo css e arquivos Javascript.

Apenas para explicar um pouco sobre CSS e Javascript, digamos que eles são os responsáveis pela formatação, cores e estilos de parágrafos e títulos (arquivos css) e por funções específicas como uma movimento de imagem, um carrossel ou um “banner” (arquivos de javascript).

Eu considero as imagens com um dos maiores vilões quando falamos em melhoria no carregamento de sites e este é o ponto que vamos nos focar até o fim do nosso artigo.

Conhecendo melhor Imagens e para fazer o melhor tratamento

Já pensou que duas imagens idênticas podem ter características totalmente diferentes como por exemplo a extensão e também o tamanho do arquivo.

Existe uma grande quantidade de tipo s de arquivos para PC e consequentemente WEB, mas os dois mais conhecidos e utilizados são os arquivos JPEG e PNG e são estes dois tipos de arquivos merecem a atenção neste artigo.

O arquivo do tipo PNG é um tipo de arquivo normalmente utilizado para páginas que necessitam de uma ótima qualidade de imagem sem se preocupar com carregamento este será o seu tipo de arquivo.

Já os arquivo JPEG estão entre os arquivos de uma qualidade aceitável e com a vantagem de ter um tamanho de arquivo muito pequeno o que as torna as mais indicadas para  BLOGS.

Primeiros passos para melhorar o carregamento do nosso website

Até agora nós falamos sobre vários assuntos técnicos, mas estas informações são necessárias para que possamos entender agora como vamos resolver os problemas de carregamento do nosso site.

Em primeiro lugar devemos analisar se em nosso projeto nós possuímos imagens do tipo PNG, caso você tenha este tipo de arquivo em sua biblioteca o ideal é :

1 – Baixar esta imagem

2 – Fazer o redimensionamento e mudar a extensão do arquivo para JPG.

3 – Fazer novamente o Upload da imagem.

Sei que parece um trabalho muito grande mas, em alguns casos esta é a melhor solução para a otimização.

Tratamento de Imagens com Plugins para wordpress

Aqui no OportunidadeDigital eu já apresentei vários plugins essenciais para seu projeto online e um deles específico para este tipo de problema é o Regenerate Thumbnail. Ele tem o objetivo específico de redimensionar as imagens do BLOG e faz isto em processos, ou seja, ele faz todo o processo de uma só vez.

Banco de Dados, indo além das imagens.

O segundo ponto importante para a otimização é o ajuste de banco de dados, se lembra que quando fizemos a instalação do nosso BLOG, nós definimos um base de dados para nosso projeto.

Basicamente a cada mudança em nosso BLOG, como por exemplo a troca de uma tema, a instalação de um PLUGIN, a inserção de novas imagens. Todas estas ações geram novos registros no banco de dados e muitas vezes precisamos realizar a LIMPEZA (SHRINK) do banco.

Vídeo Complementar

Fazer o processo de otimização  não é uma tarefa simples, eu admito! E por isto decidi criar um vídeo mostrando como você pode fazer todos os procedimento que eu mostro aqui no artigo para que não tenha dúvidas.

Conclusão

Fazer a otimização do nosso projeto online é extremamente necessário. Ajustar os nossos projetos vai ajudar em algo mais específico ainda o SEO, e trabalhar com SEO para WordPress exige muito mais operações do que somente a otimização.

Por exemplo você precisa pensar em LinkBuilding, Conteúdo duplicado, Guest Post, Ranqueamento de palavras chaves e muito mais.

Caso você queira saber mais sobre SEO para WordPress você pode ver neste link para o curso do Fabio Pessoa, sei que vai gostar muito.

Lembre-se que você precisa fazer a análise do site periodicamente, eu normalmente realizo esta pesquisa a cada postagem do BLOG ou uma possível troca de Tema WordPress.

Assim poso garantir que a numeração fica estável sempre.

Espero que tenha aproveitado estas dicas e lembrando que estou a disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Até o próximo artigo e

Sucesso sempre

Artigo
Em
Título
Otimização de Sites
Classificado como
51star1star1star1star1star

Como usar seu CELULAR para Criar Vídeos de Qualidade para ARRASAR nas sua redes sociais

7 Comentários

  1. Reynaldo Martins

    Grande Fernando. Artigo muito bem explicado e com alto valor. Parabéns

  2. Reynaldo Martins

    Uma MÃO lava a OUTRA. Conceito valioso e útil em qualquer situação.

  3. Leonardo Regonatti

    Esse meu Amigo é Fera Mesmo, Muito bom o Artigo e o Vídeo.

  4. Nossa, Quanta Qualidade!!
    Parabéns Meu amigo Fernando..
    Ajudou demais…
    Estava justamente procurando uma solução para tratar minhas imagens, e para diminuir o tempo de carregamento dos meus projetos.
    Gratidão Extrema.

    Acompanhando seus conteúdos… e adorando…
    Muito Obrigado!!

  5. Olá Fernando,
    Como sempre, trazendo informação relevante e de fácil entendimento.
    Claro que com você explicando ficar melhor e mais fácil.
    A única parte chata é ter que depender de um programador para arrumar esses problemas de CSS ou PHP, mas nem tudo é perfeito.
    Parabéns pelo atigo, pelo vídeo, e continue nos trazendo sempre valiosas informações.
    Abs.,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *