Como vencer o medo da câmera?

O Facebook informou a algumas semanas que vai restringir muito mais as regras de campanhas do chamado FACEADS  e especialmente para quem utiliza campanhas que direcionam os consumidores para páginas de captura de emails como a maioria dos cursos de marketing digital ensina hoje.

Então, assim como eu, você vai precisar criar novas formas de criar campanhas para produtos que tem o objetivo de ajudar sua audiência e gerar vendas

Foi pensando desta forma que desde que comecei a criar os meus projetos online, percebi que com VÍDEOS eu consigo ter uma vantagem em relação a outros empreendedores.

Eu admito que tenho uma certa facilidade de me colocar em frente a câmera e me expressar. É claro que não é nada profissional, mas já da para mostrar minhas ideias de forma clara e objetiva.

Procurei então formas de preparar vídeos, para você que tem um certo “Medo da câmera” e confesso que me surpreendi.

Medo da Câmera! Como Criar Vídeos e Superar Este Problema.

Eu notei que uma das maiores dificuldades para as pessoas que começam a criar seus vídeos é o  receio de como as pessoas que vão assistir os seus vídeos vão pensar de você mesmo.

“Como estou gordinho!”, “Meu cabelo esta penteado?”, “Será que esta roupa é adequada” e várias outros pensamentos.

Quando comecei a gravar meus vídeos eu confesso que para “sair” o primeiro foi complicado.

Eu fui para o quarto, para a sala, para o escritório, troquei de camisa, fiz a barba e ficava tentando a melhor imagem possível de MIM MESMO.

E com o tempo eu percebi que o importante é a mensagem que eu estava transmitindo e não a minha imagem na frente da câmera.

É claro que dizer isto tudo assim é fácil, mas eu sei que não é! Encarar a câmera é em primeiro lugar estranho, é como se você estivesse em um palco com 100 .000 mil pessoas te assistindo.

Mas como conseguir resolver este primeiro problema.

Definir o avatar para seu vídeo e falar diretamente com ele!

O “Avatar” é o personagem que nós vamos criar para preparar o nosso vídeo, então é preciso:

  • Dar um nome ao Avatar
  • Qual a  Idade do Avatar?
  • Qual o sexo?
  • Qual o estado civil?
  • Possui filhos?
  • Em que cidade mora?
  • Qual é a sua profissão?
  • Qual o estado de espírito em relação ao problema que você esta apresentando?

Quando eu defini todas as respostas as perguntas acima, eu imagino esta pessoa! É como se eu colocasse uma foto deste meu avatar acima da lente da câmera e então eu simplesmente falo com ele.

Quando você fizer isto, boa parte deste seu receio já vai se resolver eu tenho certeza.

Mas e agora, defini meu avatar qual o próximo passo?

Você vai criar vídeos ruins é fato, acostume-se!

É uma verdade, seus primeiros vídeos vão te trazer um sentimento de não querer mostrar nem a sua própria mãe :). Parece brincadeira, mas é a mais pura verdade. Você vai se sentir incomodado, assim como eu fiquei e  digo mais.  Eu fiz questão de não me desfazer deste vídeo até hoje para mostrar a evolução que eu consegui com o tempo.

O que eu quero que você entenda, é que os primeiros vídeos que você irá criar não vão ficar nada bons de acordo como você gostaria, mas vão te ajudar muito para que você consiga analisar este vídeo e entender o que você fez de errado.

Falar errado,  Falar rápido demais, uma iluminação ruim, um áudio ruim, são alguns dos elementos que você pode identificar logo no primeiro momento.

No meu primeiro vídeo, eu fiquei tão nervoso, que meus OMBROS que ficaram “duros”,  parecia que eu não me movia e só falava. fiquei com muito medo de olhar para a câmera e ficava desviando o olhar todo o tempo.

Veja o link abaixo com uma prévia de como foi o meu primeiro vídeo para um projeto de programação  que eu também possuo.

Mas eu acredito que melhorei com o tempo. Eu me lembro deste erro e hoje, automaticamente eu fico mais solto, olho mais para lente, é algo que só o tempo me ajudou e com certeza vai te ajudar também. Além de um bom curso sobre vídeos

Primeiro vídeo criado e agora qual o próximo passo?

É Incrível como nossa própria percepção é totalmente diferente da percepção das pessoas que nos assistem. Quando eu terminei o meu primeiro vídeo e tive “coragem” para publica-lo eu fiquei esperando vários comentários ruins sobre ele, e qual foi a minha surpresa.

As pessoas se identificaram com a mensagem, com o empenho em criar aquele material, não perceberam com tanta clareza os erros que eu tanto me cobrei quando assisti pelo primeira vez.

Lembre-se, a percepção de cada pessoa é totalmente diferente da sua e por isto vários vídeos devem ser feitos, especialmente para que você possa entender que a MENSAGEM do vídeo seja transmitida de forma clara e objetiva.

A regra de ouro:  “Certifique-se que passou sua mensagem de forma clara e que atingiu seu objetivo para sua audiência”.

Até aqui tudo bem! eu li as dicas mas eu ainda me sinto inseguro para criar vídeos, existe alguma outra forma de criar este material?

Ainda com Medo da Câmera? Dicas para criar seus vídeos sem mostrar seu rosto.

Até agora eu comentei sobre a importância de criar seus primeiros vídeos com sua câmera, mas uma dica importante é que você não precisa necessariamente estar em frente a sua câmera para criar seus vídeos.

Veja algumas alternativas abaixo (a segunda é a minha preferida)

Slides

Muitos produtores (especialmente do hotmart) utilizam a técnica dos slides para criar seus próprios vídeos de divulgação de produto. A ideia é bem simples, você escreve em slides utilizando técnicas de copy  e grava sua voz alternando os slides. Simples e eficaz e o melhor, é uma ótima forma de garantir que sua mensagem será bem recebida.

PowToon

PowToon, mas o que é isto? Você já percebeu como os desenhos infantis são criados e conseguem prender a atenção de crianças com pouca idade? A técnica dos “Cartoons” é utilizada a anos e foi descoberto que se utilizado com adultos da forma correta, consegue manter a atenção do ouvinte por uma boa parte do vídeo.

O PowToon pensando nesta ideia, criou apresentações, bem parecidas com slides mas com uma animação feita por personagens diversos.

Veja, eu conheci esta ferramenta a pouco tempo, e ja fiquei empolgado com o resultado. Preparei vários vídeos de venda para amigos e informaram que os resultados são incríveis.

Você vai encontrar o link do PowToon no fim do artigo.

Captura de Tela

Uma outra forma simples de criar vídeos é a utilização da captura de tela do seu PC. É muito indicada para realizar vídeo de tutoriais, onde você quer explicar na prática como realizar uma tarefa específica.

Existe alguns programas específicos para realizar esta tarefa, o mais conhecido hoje é o Camtasia que atende toda e qualquer necessidade do usuário para criar estes tutoriais.

Além do Camtasia, existe o software Debut (link no fim do artigo)que resolve bem o problema e tem uma versão gratuita que é bem simples de se instalar e de se utilizar também.

Vídeo explicando como usar estas técnicas.

Como estes vídeos vão me ajudar a rentabilizar meu BLOG?

Agora vem a parte boa! Hoje os vídeos são as melhores ferramentas de vendas que você possui. Apresentar seu conteúdo e fazer uma oferta usando várias técnicas e especialmente a da reciprocidade

Você passa um conteúdo, realmente de valor para sua audiência, ela se sente tão agradecida que tem o desejo de te compensar de alguma forma. Assim quando você apresenta um produto ela o aceita de forma muito mais fácil.

Sendo assim, criar seu vídeos e carregar no youtube é uma ótima opção para conseguir rentabilizar seu projeto, mas você precisa entender que chegar até o ponto de carregar seu vídeo, é o primeiro passo até você efetivar qualquer venda e para ajudar, o Youtube vem criando a algum tempo a opção de usar o seu vídeo como uma forma de anúncio.

Mas como funciona este “tipo” de anúncio?  O chamado Youtube ADS é uma forma de você impulsionar o seu vídeo de conteúdo (e consequente venda) na busca do google para uma PALAVRA-CHAVE específica e assim conseguir mais tráfego selecionado para o seu produto.

Além do vídeo impulsionada na busca do Google, você pode apresentar seu vídeo nas campanhas iniciais de um vídeo relacionado, aquele que aparece uma opção de “Pular” que você assiste normalmente no youtube.

Estas opções são chamadas de in-stream e in-display e você pode conhecer mais sobre estas técnicas e como criar seu vídeos neste curso

Conclusão

Como criar campanhas para Youtube ADS,  esta é minha mensagem simples que eu queria te passar com o conteúdo até agora, comece criando seus vídeos usando as técnicas ensinadas e pouco a pouco use os vídeos como campanhas no Youtube ADS.

O vídeo é uma das melhores ferramentas para você que quer aumentar sua renda como afiliado pois tem um impacto incrível quando se deseja transmitir qualquer tipo de informação, por isto aproveite e comece a hoje a criar seus vídeos e criar as suas campanhas no Youtube ADS para alavancar seus resultados.

Um abraço

Links para os Softwares comentados no artigo:

Debut:

http://www.nchsoftware.com/capture/

Camtasia:

http://www.techsmith.com/camtasia.html

PowToon :

http://www.powtoon.com/

Sucesso sempre!

Artigo
Em
Título
Vença o Medo da Câmera, crie vídeos e comece a rentabilizar seu BLOG
Classificado como
51star1star1star1star1star

Como usar seu CELULAR para Criar Vídeos de Qualidade para ARRASAR nas sua redes sociais

10 Comentários

  1. Ola! Fernando, adorei o artigo essa foi mas uma aula fantástica, desde quando o conheci vejo muita dedicação no seu trabalho, esse artigo serviu como uma luva para mim, com certeza a bola da vez são os vídeos, e o curso do Gabriel Rockenback, explica tudo sobre isso, foi o melhor curso que já adquiri sobre vídeos. parabéns

    • Oi Claudinei,
      Você vai longe meu amigo, especialmente pelo sua vontade incrível de ajudar as pessoas.
      Espero que eu tenha ajudado mesmo.. estou aqui te acompanhando…

      Obrigado mais uma vez

  2. Olá, Amigo Fernando, Sempre nos surpreendendo com seus artigos de Puro Conteúdo Relevante, esse em Especial Ficou Show de bola, Parabéns e Obrigado.

  3. Adilson Rodrigues

    Excelente artigo Fernando…bem explicado…

  4. Reynaldo Martins

    Parabéns Fernando, este artigo ficou muito bom. Pretendo adquirir o curso do Gabriel pois o que vi nos vídeos que ele divulgou foi muito impactante para mim.
    Usarei seu link para comprar, isto é: se você permitir…

    • Oi Reynaldo,
      Eu vou é agradecer sua confiança e lembre-se que além dos bônus do Gabriel, pelo meu link você também vai receber vários.
      Fica a vontade para esclarecer qualquer dúvida e também pedir ajuda.

      Grande abraço.

  5. Sensacional o artigo. percebe-se que você é uma pessoa de caráter e bom coração e que só aconselha aos outros tudo o que estou e funcionou e não funcionou com você. Obrigada por me encorajar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *