Como Organizar seu Canal de Vídeos No Youtube

Com certeza você já notou que criar vídeos é uma das melhores formas de fazer a divulgação dos seus projetos online e ter uma boa apresentação, organização, preparo e qualidade mostra a sua audiência o cuidado e respeito que você tem. Imagine sua reação ao entrar em um restaurante pela primeira vez? Imagine a organização, a limpeza, o atendimento, com certeza você irá voltar, se esta primeira impressão (e as próximas) forem satisfatórias.

A maioria das pessoas acabem vendo muito mais vídeos, do que lendo artigos em blogs, facebook, emails e outras formas de divulgação. Imagine que você pode assistir um vídeo do youtube, em seu PC, Notebook, Tablet, Celular e hoje existem aplicativos do youtube para TV.

Se você ainda não começou a criar os seus vídeos ainda esta em tempo, mas não se esqueça que você também deve trabalhar com esta forma de divulgação organizadamente. Então comece pela organização do seu canal.

configurar-canal-do-youtube-capa

 Trailer Para o Seu Canal do Youtube.

O Youtube permite que você acrescente dois tipos de trailers para seu canal no youtube. O primeiro para as pessoas, que ainda não conhecem o seu projeto. Neste vídeo você deve ser bem direto.

Veja abaixo os 3 objetivos principais que o seu trailer de boas vindas de ter.

1 – Apresente-se, fale rapidamente quem é você (mais dicas no final do artigo)

2 – Fale sobre o objetivo do seu canal

3 – Faça a chamada de ação para INSCRIÇÃO no canal.

O segundo vídeo são para as pessoas que já se inscreveram no canal, neste vídeo (que também deve ser bem curto) você pode falar mais das características do canal e quem sabe indicar algum vídeo estratégico. Assim você pode mudar este vídeo em períodos determinados ou com a publicação de novos vídeos.

Se você tem um período de atualização como (semanal, quinzenal) e consegue manter este padrão, deixe isto bem claro. Assim você cria a expectativa sempre nestas datas. O resultado é muito bom.

Seções Para o Seu Canal do Youtube.

Eu considero as seções do canal um bônus! Você pode acrescentar vários tipos de seções com um histórico de vídeos diversos, como por exemplo, Envio recentes, Playlists criadas e vários outros (veja a lista completa abaixo).

Editando a Arte do Canal

Cada detalhe é muito importante, e escolher uma boa imagem para o cabeçalho do seu canal é essencial. Lembre-se da quantidade de aparelhos que pode acessar seus vídeos, então você deve preparar uma imagem de forma correta para atender todos estes aparelhos com as dimensões corretas.

Neste link você vai encontrar todos os dados de como preparar sua ARTE para o canal do youtube.

Aqui está um exemplo com suas medidas necessárias para seu canal no youtube.

Channel Art Template (Fireworks)

Se você tem alguns destes aparelhos, faça o teste sempre que possível! caso não tenha. existe algumas formas de se analisar estas medidas com aplicativos na internet (http://www.codeorama.com/responsive/) ou você pode simplesmente analisar com os amigos. 🙂

Dicas de Como Criar Seus Vídeos

Criar seus vídeos, não é uma tarefa tão complicada, eu acredito que tudo começa de forma simples. Você pode começar (e muito bem por sinal) utilizando a câmera do seu celular smartphone.

É incrível a quantidade de pessoas que começaram, ou ainda usam este tipo de câmera hoje e fazem muito sucesso na web.

Faça vídeos criativos, sobre o assunto que você domina, procure em canais que falam sobre edição de vídeos e aprenda o máximo possível sobre este assunto. Não se preocupe com a qualidade dos primeiros vídeos. Você vai ficar tímido, com medo de olhar para a câmera. Digo isto por experiência própria, meus primeiros vídeos ficaram péssimos na minha percepção, mas mesmo assim teve um resultado muito bom. e acredito ter melhorado com o tempo, ou seja. Não desista, você também só preciso de TEMPO.

Você pode conhecer muito mais dicas de como fazer seus primeiros vídeos para seu blog neste link

Áudio para seus Vídeos

Além da imagem, o seu celular também pode servir como gravador digital. Você pode usar para gravar o áudio dos seus vídeos e unir a sua edição principal.

Eu normalmente uso um gravador sony px312 com um microfone de lapela, aqui na minha cidade (São Bernardo do Campo) o investimento ficou em média R$ 230,00 (duzentos e trinta reais), mas você pode encontrar vários descontos em sites que vendem estes aparelhos.

Iluminação para Vídeos

A Iluminação fecha (técnicamente) as necessidades básicas para que você possa criar seus vídeos com uma qualidade boa.

Caso não tenha um equipamento incrível de iluminação para criar vídeos, use algo que temos em abundância, a Luz do Sol. Isto mesmo! Uma dica simples é, que você pode usar a luz do sol, acertar a posição da câmera, escolher um bom cenário em sua casa ou fora e pronto.

Eu fiz um vídeo falando sobre como criar uma iluminação caseira para seus vídeos de forma bem simples utilizando canos de PVC e uma luminária de Jardim. Acho que você vai gostar.

Conclusão

Organizar seu canal de vídeos no youtube é uma necessidade básica, se este é o seu negócio na internet, você tem que cuidar dos detalhes.

1 – Organize da melhor forma, ele tem que ser o mais profissional possível.
2 – Procure dicas na internet de edição de vídeos melhorando sempre a qualidade.
3 – Melhore (sempre que possível) o seu equipamento, sem deixar de usar o que você tem no momento, não se prenda tanto a tecnologia e deixe de fazer vídeos.
4 – Entre em grupos do Facebook, Google+ e yahoo sobre o assunto, pense “fora da caixinha”.

Comece hoje a gravar seus vídeos e procure sempre a melhor qualidade, com o equipamento que você tem. Simplesmente comece agora e veja os resultados incríveis que vai receber.

Eu comecei a criar meus vídeos sem qualquer pretensão, criei um blog sobre programação e adorava ensinar técnicas sobre este assunto, e me surpreendi quando este blog começou a mostrar um grande resultado de visitas. Assim eu resolvi monetizar o canal, só para ver o que acontecia. E me surpreendi mais ainda. E notei que a grande diferença deste nicho foi que eu tinha um certo cuidado com os vídeos, fazia sempre uma apresentação, mesmo simples e também notei que os vídeos eram diferentes dos meus concorrentes programadores que não se preocupavam com isto.

Eu comecei a procurar alguma forma de melhorar mais meus vídeos e encontrei este curso do Ivan Oliveira e Rafael Perez. Sobre como criar vídeos tutorias e edição de vídeos. foi um divisor de águas.

Aproveite a dica e até o próximo artigo!

Sucesso sempre.

Artigo
Em
Título
Organizar seu canal de vídeos no youtube
Classificado como
51star1star1star1star1star

Como usar seu CELULAR para Criar Vídeos de Qualidade para ARRASAR nas sua redes sociais

1 Comentário

  1. Darci Pimenta

    Oi ,Fernando ,como vai?

    Não recebi ainda o linque de acesso do seu curso (powtoom)
    Verifique por favor o que está acontecendo.

    Grande abraço,

    Darci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *