Como fazer chamada para ação em videos

Hoje vamos falar sobre como fazer uma Chamada para Ação. Se você já está no ramo do Marketing Digital, deve saber que uma Chamada para Ação bem feita pode fazer a diferença entre fechar negócio ou não. Por isso eu vou te ensinar as principais diretrizes para fazer ótimas chamadas em vídeos para Youtube.

Seja objetivo

É uma chamada para AÇÃO, você não vai inspirar ninguém a fazer o que você pedir se ficar enrolando para falar o que quer, não seja mal educado, mas seja direto para não “cansar” a sua audiência.

Não faça inúmeras chamadas no mesmo vídeo

Já percebeu que quanto mais coisas você tem para fazer, mais vontade você tem de não fazer nenhuma delas?

Pois é, se você pedir coisas demais nas suas chamadas, as chances são de que o seu espectador não vai fazer nenhuma delas.

Tente fazer de 2 a 3 chamadas. Você pode, por exemplo, fazer uma para resultados a curto prazo (promover um produto) e uma para resultados a longo prazo (pedir inscrição no canal). Outro exemplo seria uma chamada que afeta todos os espectadores (pedir para comentar e curtir o vídeo) e outra que só afeta pessoas que ainda não estão inscritas (pedir inscrição no canal).

Não importa quais os tipos de Chamada para Ação você faça, o que importa é não exagerar na quantidade.

Faça chamadas de curta duração

Tente não passar muito dos trinta segundos no encerramento dos seus vídeos, se você estiver passando de um minuto e meio, provavelmente é por que não está seguindo os dois primeiros tópicos deste artigo.

Um encerramento de vídeo muito extenso pode fazer com que as pessoas percam o interesse em te ouvir e simplesmente fechem o vídeo sem ouvir toda a sua chamada, afinal, “o conteúdo do vídeo já foi consumido e você está demorando muito para concluir”

Indique pontos pertinentes ao tema do seu vídeo

A última dica de hoje é não fugir do assunto do seu vídeo ou, pelo menos, do tema do seu canal. Se o seu canal normalmente fala sobre X, e nesse vídeo específico você for falar sobre Y, faça a chamada para X ou para Y, mas não faça Chamada para Ação para um assunto desconexo com o que você estava falando até agora.

E não se esqueça, quanto melhor o seu conteúdo, maior a chance do seu público confiar em você e fazer o que você pede. Uma maneira ótima e, principalmente, barata de melhorar graficamente o seu conteúdo é utilizando animações da ferramenta online Powtoon, para saber mais sobre esta incrível ferramenta, da uma olhadinha neste link.

Como criar videos animados sem ficar na FRENTE DA CÂMERA em minutos?

3 Comentários

  1. Olá Fernando, gostei muito da suas dica e logo,logo vou usa-la.
    Eu vejo alguns vídeos no youtube no final do vídeos eles coloca de 2 a 4 quadrados com indicação de outros vídeos do canal dele. Só diferente do que você fez d coloca uma imagem eles colocam outros vídeos que ficam em movimento. Você saber como fazer um e me ensina como faze-lo?
    Aqui tem exemplo vídeo desse tipo canal humor: https://youtu.be/dw7fP47BYiQ?t=3m6s

  2. Oi, Fernando!

    “Já percebeu que quanto mais coisas você tem para fazer, mais vontade você tem de não fazer nenhuma delas?”. Perfeito isso, e é claro as dicas a seguir.

    Sobre os vídeos, bom, estamos na luta para começar a fazê-los, né? rs

    Logo meus vídeos estarão pela rede, e desde já agradeço as suas dicas e consultoria.

    Abraço e sucesso, amigo.

  3. Fernando, meus parabéns, gostei muito das dicas, especialmente do PowToon, vou começar a pensar no assunto sobre vídeos deste formato, um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *