Como espionar visitas no seu blog e entender o comportamento da sua audiência.

Parece algo impossível de se conseguir!  Imagina que você soube-se como espionar visitas no seu blog  em tempo real e ainda tirar proveito desta visita para melhorar este seu projeto online. Seria uma ferramenta incrível nas mãos não?

Mesmo que existisse um serviço desta forma com certeza ele seria um absurdo o valor do investimento e poucas pessoas poderiam ter este privilégio.

Antes que você ache que é uma outra “pegadinha” ou talvez que eu esteja fazendo a divulgação de algum serviço, eu vou te dizer que o sistema que eu vou apresentar tem uma conta FREE e você pode fazer o cadastro em minutos sem enrolação alguma, ok!

Mas como assim?

Você conhece o Hotjar?

Eu fiquei imaginando que tinha alguma coisa ali, algo que ia me forçar a pagar um plano e algo assim, pois não se engane, existe sim planos pagos que você pode utilizar, mas resolvi usar apenas o plano gratuito para comentar aqui com você das características boas e ruins.

O Hotjar é um serviço online que tem como serviço principal, gravar em vídeo a visita do seu usuário, mostrando páginas visitadas, o tempo de permanência e cliques realizados e tudo você pode assistir em um painel de controle simples e de fácil entendimento.

É como você ficar atrás do seu usuário olhando pra tela dele..  eu achei demais.

Criando uma conta Gratuita no Hotjar e Configurando seu espião

O primeiro passo é criar uma conta no Hotjar  que é bem simples basta acessar a url abaixo :

http://www.hotjar.com

hotjar-home

Então você pode clicar no botão “TRY IT FOR FREE” e como o próprio nome diz você vai criar a sua conta no Hotjar informando dados simples como seu nome, e-mail e senha.

Hotjar - Criar Conta

Após a confirmação da conta em sua caixa de E-mail você esta pronto para começar a criar o seu desktop de vídeos e assim basta começar a configurar esta área,  mas como fazer isto?

Vou identificar aqui os serviços que eu estou utilizando com grandes resultados:

  • Heatmaps: Crie mapa de clicks, defina páginas especificas para entender qual a maior incidência de cliques e assim entenda as páginas que merecem um melhor cuidado. Por exemplo eu percebi que as pessoas visitam muito a minha página de SOBRE e por isto eu preparei uma página melhor com mais detalhes sobre minha vida profissional e isto aumentou muito a permanência nesta página que aumenta minha autoridade com o google.
  • Recording : Esta é a minha página principal, ela é a responsável por simplesmente gravar vídeos das visitas dos meus usuários e assim eu acompanho esta sessão até seu fim e entendo um pouco mais sobre a necessidade de cada visitante. Por exemplo percebi que minha página de captura tinha um erro, que fazia com que o visitante ir embora do site.
  • Funnels : Os funis são páginas que mostram um certa sequência que o usuário deve seguir dentro do seu site e se este funil está funcionando de forma correta, como por exemplo uma página de cadastro de e-mail.

Bom até agora eu só mostrei qualidades do serviço e talvez você me pergunte se tem algum problema ou algo que force uma compra de planos pagos e vou te confidenciar que este plano tem me surpreendido em alguns aspectos.

A área de Recording tem uma limitação de 100 Vídeos ( é vídeo pra caramba para quem está começando) disponíveis para este o plano gratuito,  caso você atinga este número o sistema para de gravar e te dá a opção de simplesmente DELETAR os vídeos anteriores e abrir espaço para mais 100.  Eu gostei muito disto, pois assisto uma vez a cada 2 a três dias e depois apago os vídeos simplesmente.

Hotjar -Recording

A área de “HeatMaps” e “Funnels” funcionam muito bem e cria no máximo 3 Mapas (e 3 funis) para o plano gratuito, assim é interessante você usar para as páginas mais importantes do seu projeto.

Eu indico sempre a página HOME para o Heatmap no mínimo.

Configuração do Hotjar é muito complicada?

Para ter este serviço liberado e funcionando em seu site é necessário acrescentar um código em JAVASCRIPT em seu código.

Eu não achei tão complicado acrescentar este código e não tive problemas para verificar o serviço.

Para acrescentar o código em sites com WordPress basta acessar o Menu APARÊNCIA >> EDITOR e ai escolher a página  Header.php  (ou cabeçalho).

O Código deve ficar ACIMA da tag  </head>

Copie o seu código acima da tag

Clique em salvar  e valide o código na página do Hotjar.

Pronto.

Conclusão

Eu adoro este serviço e estou usando sim em meus projetos e posso dizer que a grande vantagem e poder tirar conclusões corretas sobre oque eu preciso realmente arrumar em meus sites e não somente ficar estudando e testando teorias de alguns outros profissionais de Marketing Digital.

É claro que eu várias técnicas, mas acredito que com muito mais certeza do que pode dar certo.

Espero que tenha gostado do artigo e possa compartilhar esta super ferramenta com os seus amigos em redes sociais.

Um grande abraço e sucesso sempre!

Como criar videos animados sem ficar na FRENTE DA CÂMERA em minutos?

9 Comentários

  1. Rogerio Nascimento

    OLa Fernando!,

    Todas as suas dicas são sensacionais e esta é uma delas e já estou usando ,parabens.

  2. Alvaro

    Gostei da dica do Hotjar, mas como instalar o código de rastreamento no meu site? Isso vc não explicou

  3. Olá Fernando sou sua aluna no curso Youtube para iniciantes. Pergunto: Seira possível colocar como bônus lá no curso um vídeo explicativo acrescentando este teu artigo. Obrigada excelente teu artigo. Magda Reis Um grande abraço

    • oi Magda, tudo bom,

      Não acho que é assunto do Youtube para Iniciantes, mas acredito que cabe um vídeo publico,

      Vou providenciar ok!

      Abraços

  4. Lucio souza

    exelente conteúdo muito bom.

  5. Ola tenho alguns projetos que eu gostaria de expandir para internet, e vejo que o youtube é uma grande potencial conforme seu artigo, como faço para ter acesso ao ebook..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *