3 formas de criar vídeo tutorial e bombar o seu canal do Youtube

As ferramentas audiovisuais são com certeza a melhor forma de comunicar, e saber como criar vídeo tutorial através delas é possível transmitir qualquer mensagem e garantir que boa parte dos receptores entendam do que se trata.

Esse tipo de recurso tem sido cada vez mais usado pelas pessoas, tanto pelos computadores e notebooks como smartphones.

Vivemos em um mundo totalmente conectado, é praticamente impossível ficar fora disso, a vida acontece online e a todo momento, pensando nisso e no sucesso que o audiovisual faz reunimos algumas dicas importantes que vão te ajudar a promover melhor o seu canal Youtube.

Os vídeos de tutorial são a mais nova febre, geralmente seu conteúdo ensina a fazer algo, divulga um trabalho especifico ou conteúdo. Ou seja, é uma ótima fonte de fácil acesso a informação de qualquer tipo.

Mas vamos começar do princípio entendendo melhor o que é um tutorial e como ele funciona.

Qual a definição de como criar vídeo tutorial?

Basicamente é um passo a passo de como fazer algo. Na internet é possível encontrar tutorias de quase tudo, receitas, moldes de roupas, maquiagem, montagem de objetos, etc. Todo o conteúdo é planejado de forma que ensine por meio de exemplos, didaticamente para facilitar o entendimento.

Um tutorial pode ser desenvolvido em diversos formatos, como textos, imagens e vídeos.

Hoje os conteúdos visuais são os mais utilizados, as pessoas preferem ver e ouvir ao invés de ler um artigo tutorial, por exemplo. Esse formato pode ser utilizado para praticamente tudo, ajuda a entender melhor, facilita a explicação pela demonstração, por isso o crescimento pela procura de vídeos tutoriais tem sido tão grande.

Mas quais as principais vantagens de como criar vídeo tutorial?

A comunicação é mais próxima e dinâmica, podemos dizer que um vídeo pode suprir a falta de interação humana.

Vídeos são versáteis, é possível usar a criatividade na sua elaboração.

Possui fácil acesso a diversas plataformas.

Tem conteúdo visual mais chamativo, atrativo.

Você já possui o seu canal, faz vídeos com regularidade, mas ainda não está conseguindo os resultados que deseja com os tutoriais?

Então é preciso concentrar os esforços e criar um bom tutorial para fazer bombar seu canal no Youtube e conseguir mais inscritos.

Primeiramente é preciso escolher com cuidado o tema a ser trabalhado, na verdade essa escolha do tema é parte mais importante do processo.

É preciso levar em consideração conhecimento e afinidade com o tema, assim na hora de gravar você parecerá mais confiante.

Pense em algo que seja interessante para assistir, verifique sua relevância para as pessoas, afinal o seu público é alvo mais importante.

Direcionar o que você irá fazer para a persona (público a que se destina) é o mais correto a se fazer, com isso você direciona a mensagem do tutorial para o interlocutor e delimita o assunto.

Feito isso é hora de planejar o tipo de tutorial a ser desenvolvido.

Até agora demos ênfase aos vídeos, devido a sua aceitação e repercussão na internet, mas é importante falar sobre os demais e entender qual o melhor formato para você, qual será mais acessado e esteja de acordo com o seu negócio.

3 Tipos de tutoriais em vídeo mais usados na Web.

Como criar vídeo tutorial – Vídeo-aula

São o formato mais comum na internet, fala direto com o público, representa a relação aluno-professor.

É indicado para ensinar técnicas mais complexas, com linguagem mais técnica e especifica relacionada ao tema.

É mais utilizado para tutoriais de maquiagem, receitas e trabalhos manuais, estilo faça você mesmo.

Tutoriais de maquiagem e receitas são os mais populares atualmente, procure escolher uma opção que tenha a ver com você, identifique-se isso ajuda muito no resultado final.

Como criar vídeo tutorial – Tutorial visual.

É muito parecido com a vídeo-aula, a diferença é que não possui imagem do tutor, são apenas imagens com um fundo musical ilustrando o que deve ser feito, sem a explicação auditiva, para isso pode ser usado o lettering, ou seja, apenas letras.

Como criar vídeo tutorial – Screencast

É um tipo de gravação que capta exatamente a tela do computador, é muito utilizado em tutoriais de funcionamento de softwares ou para games.

Em geral é feita a captação das imagens e depois inserida a narração.

É hora de pôr a mão na massa, escolhido o tema, o formato do tutorial começa a fase de gravação, mas para isso é preciso ter um bom equipamento e principalmente saber sua funcionalidades.

Gravar um vídeo é algo que exige técnica sim, vídeos mal gravados feitos sem cuidado e atenção, vão chamar a atenção do público apenas para o lado negativo.

Um vídeo bem gravado, com boa iluminação, qualidade e áudio perfeito com certeza vai fazer mais sucesso do que um vídeo gravado na sala da sua casa com poucos recursos.

A qualidade do seu vídeo depende do equipamento que você usa, infelizmente câmeras não profissionais ou as de celular nem sempre vão atender suas necessidades.

O segredo para fazer um vídeo bombar na internet é procurar fazer o seu melhor. Simples?

Talvez, é importante entender que as pessoas querem ver coisas bem feitas, elas se interessam pelo que é esteticamente bonito e bem feito.

Pesquise sobre câmeras, opte por uma que tenha preço viável para o seu orçamento e qualidade compatível para o que precisa.

O microfone também é fundamental para a gravação, o áudio deve ser limpo, audível, sem ruídos, então procure o mais adequado para a captura de áudio.

Os microfones externos são sempre a melhor opção, os microfones internos embutidos na câmera costumam dar ruídos.

A iluminação também merece atenção, no mercado existem diversos equipamentos auxiliares para iluminação, os semi profissionais atendem muito bem.

Ao gravar em ambientes externos prefira a luz natural.

O cenário da gravação também merece atenção especial, use a criatividade, elabore um local diferenciado, aposte em itens de decoração, fundos e objetos que agreguem valor ao seu vídeo.

Como este é um recurso visual aposte realmente em elementos que possam chamar a atenção do seu público.

Como criar roteiro de gravação para tutoriais.

Antes de iniciar as gravações é preciso elaborar o roteiro de gravação.

O roteiro é base do vídeo, através dele o processo de gravação fica mais fácil e coerente.

Uma boa dica é ensaiar antes de gravar, isso mesmo!

Procure se soltar, ensaie, faça testes para checar se a iluminação está boa e se o som está limpo.

Ensaiar ajuda a ficar mais confiante e passar segurança para o público, é fundamental dominar o que está falando ou fazendo.

No tutorial você ensina as pessoas a fazerem algo, portanto, é preciso estar seguro e calmo para facilitar o entendimento do público.

Durante a gravação procure falar pausadamente, com calma, tranquilidade e segurança. Você está ensinando, a pessoa precisa entender.

Cuidado com o excesso de piadas e memes! Não exagere na dose, vídeos com muitas interrupções ou cheios de cortes podem se tornar chatos e cansativos.

Lembre-se você quer atrair o público e não afastar.

Vídeo gravado seguindo o roteiro, saiu tudo conforme o esperado é hora de editar.

A edição pode ser algo difícil caso você não tenha muita experiência, mas atualmente existem softwares que ajudam bastante os iniciantes.

Inclusive vídeos ensinando a usar os editores de imagens.

Procure não realizar muitos cortes nem deixar o vídeo muito grande, ele pode ficar cansativo. A melhor forma de aprender a editar é executando.

Espero que você tenha aproveitado as dicas deste artigo e que saiba como criar vídeo tutorial de forma mais simples e que gere assim muito mais conteúdo.

Dica Bônus – Vídeos animados

Lembrando que você pode criar vídeos animados utilizando ferramentas gratuitas como o POWTOON que gere conteúdo sem ficar em frente a câmera.

Você pode até pensar que criar estes vídeos é algo muito difícil ou algo assim, mas esta muito enganado.

Neste vídeo eu te mostro os primeiros passos para utilizar esta ferramenta de forma simples e como criar seus primeiros vídeos!

Post
Como criar Vídeo Tutorial
Título
Como criar Vídeo Tutorial
Descrição
Aprenda 3 diferentes formas de como criar vídeo tutorial de forma simples, mas com uma qualidade que realmente vá chamar a atenção da audiência no YOUTUBE
Autor
Como criar VÍDEO TUTORIAL - 3 Forma que fazem seu canal BOMBAR

Como criar videos animados sem ficar na FRENTE DA CÂMERA em minutos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *