Como criar thumbnail para vídeo no Youtube?

Você já se preocupou com sua thumbnail para vídeo no youtube assim que faz o upload de um vídeo, ou até mesmo com o título, ou descritivo em relação a esta thumbnail?

As suas thumbnails (imagens em miniatura) fazem um papel muito importante para os seus vídeos. Elas praticamente fazem toda a diferença na escolha dos seus espectadores para assistir ou não o seu conteúdo.

Vamos fazer um pequeno exercício para entender melhor como uma imagem pode ser significativa.

Abaixo eu acrescentei 4 imagens aleatórias, sem pensar em conteúdo ou qualquer outra coisa. Qual a imagem você escolheria?

A

Thumbnail para vídeo - opção A

B

Thumbnail para vídeo - opção B

C

Thumbnail para vídeo - opção C

D

Thumbnail para vídeo - opção D

Pelo simples fato das duas outras imagens não demonstrar mais nenhuma informação direta sobre o conteúdo do vídeo. Já as imagens B e D tem uma capa de livro e a opção D mostra o rosto do ator em “CLOSE” e isto chama muito mais a atenção.

Vamos olhar agora as imagens por novamente mas agora com uma pequena modificação

 

A

Thumb 4

 B 

Thumbnail para vídeo - opção B

C

Thumbnail para vídeo - opção C

D

Thumbnail para vídeo - opção D

Percebe que agora a opção B não é mais tão atrativa quanto a opção D? Percebe que a informação do Livro não está mais tão clara?  Você não consegue mais identificar oque está escrito e por isto a opção D parece ser a mais aceita agora?

Lembre-se que quando preparamos uma thumbnail para nossos vídeos a mensagem na imagem é muito importante para o tão esperado CLIQUE e para isto devemos lembrar que nosso vídeo será visualizado em vários dispositivos como PC, Celular,Tablet e até TV.

A escolha da sua imagem é um fator muito importante para o seu vídeo, ela á a “porta de entrada” para que seus espectadores resolvam clicar e assitir seu vídeo.

Título do seu vídeo para youtube

Vamos fazer agora um novo exercício! Analise a imagem abaixo e pense na mensagem que ela transmite a você?

Imagem 1

Thumbnail Amarelo

“AMARELO”  a primeira coisa que vem a mente certo? e neste caso não importa muito se esta imagem está no seu tamanho normal ou uma miniatura correto?

Mas vamos analisar um ponto Importante, Imagina que abaixo da sua imagem eu acrescente agora alguns títulos. veja os exemplo abaixo:

Imagem 2

Thumbnail Amarelo - BO Peso de uma sombra!


Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,
Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,
Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,Descrição

 

Analise a imagem e o Título!  Você percebe que a imagem e o título te deixam em dúvida? Que não há uma relação entre os dois?  E assim você não se sente inclinado a clicar na Imagem e assistir o vídeo concorda?

Vamos Analisar então uma segunda opção:

Imagem 3

Thumbnail Amarelo - C

Explosão na Fábrica de Mostarda!


Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,
Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,
Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,Descrição

 

Agora sim,  parece que a imagem e o título se completam passando mais informações sobre o vídeo,  e parece se tratar de um vídeo de comédia sobre a possível explosão em uma fábrica de mostarda.

E fazendo uma nova análise, verificando novamente e a imagem e o título a idéia de que o vídeo é uma comédia parece ser o mais provável, mas imagine a seguinte situação? Você abre o vídeo e de repente aparece um vídeo documentário, com imagens de pessoas machucadas e passando mal, ou seja, ao invés de um vídeo de comédia é um vídeo bem sério com cenas chocantes.

Você vai se sentir meio chateado por esperar assistir uma coisa e encontrar outra totalmente diferente.

Imagine agora quando o produtor do vídeo acrescentar um novo vídeo? Você vai pensar duas vezes antes de abrir seu vídeo não acha?

Perceba que o Título agora se tornou também de muita importância quando se trata de vídeos e como as pessoas veêm e imaginam o seu conteúdo.

Mas imagine agora este novo exemplo, veja a mesma imagem com um título diferente.

Imagem 4

Thumbnail Amarelo - B

A cor que você está vendo não é AMARELO!

Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,

Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,

Descrição,Descrição,Descrição,Descrição,Descrição

 

 

Perceba como a situação se inverteu totalmente? “Como assim, a cor não é amarelo?” O título não me diz que o vídeo parece ser algo de comédia, mas sim algo que me faça pensar, ou seja, me parece que o conteúdo parece ser algo sério sim e também interessante e sinceramente me deixou intrigado também. Provavelmente eu vou assitir o vídeo.

Quanto assisto o vídeo, percebo que é um documentário muito bem feito sobre a mistura das cores primárias. Você pode não se interessar pelo assunto, mas não vai ficar tão frustrado pensando ser um vídeo de comédia ou tragédia.

A imagem e o título do seu vídeo, influencia em muito a reação das pessoas ao clicar e também em se manter assitindo o vídeo até o final e isto é importante pois o youtube utiliza o tempo de audiência do vídeo como um fator se suma importância para “rankear” melhor o seu vídeo.

Então entendemos melhor agora a importância do conjunto da thumbnail e título do seu vídeo.

Uma dica importante é acrescentar no título do vídeo a sua palavra-chave de busca, assim como nomear a sua thumbnail também com esta palavra, assim o youtube vai conseguir identificar melhor o seu vídeo.

Descrição do vídeo para youtube

A descrição dos seus vídeos merece uma atenção especial também, especialmente quanto a sua palavra-chave e também com a quantidade de links que são acrescentados nesta descrição.

Ao fazer o upload do seu vídeo para o youtube, você pode acrescentar um descritivo com bastante detalhe, mas as primeiras 3 (três) linhas são as mais importantes para o ranqueamento e também para identificar seu vídeo quando este é compartilhado em redes sociais como o Facebook, twitter e Google+.

Use uma regra simples, veja a imagem abaixo:

thumbnail imagens e descritivo

Para as primeiras 3 linhas acrescente um breve descritivo do vídeo, chamando a atenção do seu leitor chamando sua atenção para o clique.

Abaixo destas linhas você pode acrescentar os links necessários para acrescentar mais informações ao conteúdo do seu vídeo. como por exemplo um vídeo explicativo a algum assunto do vídeo principal.

Após estes links você pode acrescentar os links padrão com chamadas para ação específica.

Caso você queria saber muito mais sobre como criar seus vídeos, você pode ver neste link

Espero que eu tenha ajudado com este artigo e que você possa preparar melhor thumbnail para vídeo no youtube, além dos títulos e descritivos corretos para sua audiência.

Agradeço sua atenção e aguardo seu comentário

Descubra uma ferramenta simples e GRATUITA, que me ajuda a criar vídeos ANIMADOS de vendas em minutos

4 Comentários

    • oi Silvane,
      Obrigado pelo contato e desculpe a demora para responder.
      Criar vídeos é mesmo uma coisa muito bacana e com certeza traz um retorno bem melhor.

      Se quiser conversar mais, estou a disposição.

      Abraços

  1. Reynaldo Martins

    Olá Parmezani, muito bem explicada as dicas dos thumbnails, títulos e descrição. Já havia visto isto em algum outro blog, mas não tão detalhado como você fez. Parabéns

  2. Bem bacana, caro Parmezani. Muito recentemente é que comecei a ver a importância da “Miniatura” para o engajamento no vídeo. Bem esclarecedoras 9e raras) as suas dicas! Valeu!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *