Como configurar um blog WordPress

Se você chegou até esse texto, provavelmente você está procurando dicas de como configurar um blog wordpress. Antes de começarmos, vale ressaltar que esse artigo é para o WordPress.com; no entanto, pela similaridade, você também pode usar no WordPress.org, que oferece mais recursos do que a versão online. Ambos são gratuitos e de máxima qualidade! Vamos começar então a configurar o seu blog?

Fazendo o registro

Antes de mais nada, você precisa criar um nome para o seu blog. Essa parte é bem simples: depois de fazer o cadastro no WordPress, é apresentado um formulário para você colocar o nome que desejar. Se o escolhido já é utilizado, acaba lhe informando e traz outras opções; se é original, aparece um ícone verde; o que significa estar disponível.

Uma observação importante: normalmente, todas as opções selecionadas são as configurações básicas e gratuitas para você criar um blog. Se pretender comprar um domínio ou adquirir outras funções premium, leia todas as informações presentes na página, que provavelmente estará em português.

Depois de criado o título, você vai para a página inicial do WordPress. Se a língua não estiver configurada para português, basta ir a “configurações” (settings) e depois em “geral” (general), a fim de mudar a linguagem padrão.

Pensando em um tema para seu BLOG

Blog criado, então é hora de escolher um tema que vai ser a marca visual do seu blog. O WordPress oferece um bom número de temas gratuitos, além dos pagos. Muitos dos quais oferecem inúmeras funções de personalização, que são bem simples de ser realizadas – você nem precisa saber códigos HTML para realizar esse trabalho.

Criando categorias e páginas

Com o tema escolhido, chega a hora de criar categorias e páginas dentro do seu blog. Um bom blog é aquele segmentado, que vai falar sobre determinado assunto. Dentro desse nicho, é preciso que faça uma divisão de assuntos.

Vamos supor que se vá falar sobre esportes, focando mais em basquete, futebol e vôlei. Você pode criar essas categorias:

1) Futebol

a. Campeonatos brasileiros

b. Campeonatos europeus

c. Tabela de gols

d. Notícias

2) Basquete

a. Campeonato brasileiro

b. NBA

c. Classificação dos times

d. Notícias

3) Vôlei

a. Jogos

b. Notícias

c. Tabela de pontos

Se você repetir uma categoria, ela aparece dessa maneira: categoria; categoria-2; categoria-3. Isso em nada vai atrapalhar seu blog; é só uma nomenclatura interna.

Depois de criadas as categorias e subcategorias (a categoria seria o geral, enquanto as subcategorias são níveis abaixo e que dividem a mesma), você também deve criar algumas páginas que podem trazer um formulário de contato ou informações sobre o blog. Esse processo é bem simples: basta você colocar o mouse em “página” e depois em “criar nova página”.

Você pode personalizar do modo que quiser, com texto, imagem destaque e até inserir um formulário de contato. Como já disse, é tudo bem intuitivo e simples – basta querer aprender e conhecer como funciona essa plataforma.

Criando o menu para o meu BLOG

Depois da criação de categorias, subcategorias e páginas, chega a hora de você fazer um ou dois menus. Dependendo do tema que você escolher, você pode colocar um menu primário ou secundário. A maioria dos temas só oferece a possibilidade do menu primário; embora seja muito simples disso ser realizado.

Você clica em “aparência” e depois em “menu”. Lá, você vai poder selecionar páginas, categorias e links externos para inserir. Basta você selecionar o que vai querer colocar o menu e depois clicar em “adicionar”. Para personalizar o seu menu, basta arrastar, podendo colocar os itens na ordem que quiser.

Para selecionar o menu que vai ser utilizado no seu blog, vai aparecer na parte de baixo “selecionar menu” e você escolhe o aquele que criou e trabalhou.

Os primeiros posts

Pronto! Blog personalizado, categorias e páginas criadas e menu a postos. Chegou a hora de começar a escrever!

Para realizar uma postagem, é muito fácil: basta você colocar o mouse em cima de “posts” e clicar em “adicionar novo post”. Lembre-se de pensar num bom título, colocar uma imagem de destaque, pensar nas palavras-chave ou tags do seu texto, selecionar a categoria e também usar recursos como fotos e vídeos para ilustrar a sua postagem.

Como já disse algumas vezes, o WordPress é bem intuitivo: ele oferece um template bem fácil para você trabalhar, ainda mais com ícones que em muito lembram coisas como o Word ou outro editor de texto. Mas explore, caro leitor! Explore tudo que o WordPress tem a oferecer!

Widgets

Essa ferramenta serve para você personalizar ainda mais o seu blog. E funciona de maneira bem simples. Quando você clica nessa opção (que está dentro de “aparência”), vai ver, à esquerda, uma série de widgets e, à direita, os espaços que o seu tema possibilita a colocação desses widgets. Para isso, basta arrastar o que você quer usar. Mais simples, impossível.

Existem várias opções, como caixa de Facebook, Twitter, Instagram, caixas de texto para você colar códigos de imagens, vídeo etc. Basta você ser criativo e colocar o que quiser, deixando o blog com a sua cara.

“Conheça mais sobre o curso WordPress Dominado neste link

Para finalizar

Para fechar esse artigo, é importante repetir algo que já foi afirmado várias vezes: explore, mas explore de verdade o que o WordPress tem a oferecer. Sendo uma plataforma bem intuitiva, você rápido irá descobrir o melhor modo de trabalhar dentro da mesma. Mas, para isso, é preciso treino. Todos somos capazes de fazer coisas grandiosas, e mexer no WordPress é só o começo.

 

Vamos trabalhar?

Artigo
Em
Título
Como configurar um blog WordPress
Classificado como
51star1star1star1star1star

Como usar seu CELULAR para Criar Vídeos de Qualidade para ARRASAR nas sua redes sociais

3 Comentários

  1. Muito boa suas dicas valeu ajudou muito principalmente para quem esta inciante agora com blog

  2. Gabriela Prates

    Adorei suas dicas, estou começando um blog agora, ganhei meu domínio com a Hostinger depois de hospedar com eles, e estou adorando. Aproveitei muito suas dicas 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *